PROVAS DA 1ª FASE DA OBMEP 2015 ACONTECEM NESTA TERÇA-FEIRA, 2 DE JUNHO

domingo, 31 de maio de 2015
Olimpíada registrou este ano novo recorde de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (99.48% dos municípios de todo o país).

Serão realizadas nesta terça-feira, 2 de junho, as provas da 1ª fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). As provas serão aplicadas pelas próprias escolas, em horários definidos por elas, para turmas do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP registrou em 2015 um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (99.48% dos municípios de todo o país). O número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.

- As escolas que inscreveram seus alunos na OBMEP devem agora incentivá-los a fazer essa prova da primeira fase da Olimpíada, no dia 2 de junho. Muitos alunos descobrem o quão a matemática pode ser fascinante fazendo essa prova. Não são raros os casos de estudantes de escolas públicas que percebem que têm um grande talento para a matemática a partir da participação na OBMEP – diz o professor César Camacho, diretor-geral do IMPA.

Provas - A prova da 1ª fase é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

Assim, os alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nesta fase, que define as premiações, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. As provas da 2ª fase serão no dia 12 de setembro.

Premiações – Os resultados da OBMEP 2015 serão divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br) no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), e cerca de 46.200 com menções honrosas.

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

Sobre a OBMEP - Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


0 comentários:

 
© Blog do Professor Josiel | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes
Web Analytics